2º Avaliação de Desenhos – Veja o que pode e o que não se pode fazer em um desenho

Olá! Hoje separei mais uma postagem para a avaliação de desenhos. Quem acompanha o blog já deve ter visto a primeira, da qual avaliamos o desenho da Marina; hoje vamos fazer o mesmo, só que com outro desenho de outro leitor. O objetivo aqui é não só identificar acertos e erros para os seus respectivos autores, como também apresentar aos demais leitores o que pode e o que não se pode fazer em um desenho.

De início, vou logo adiantando que essa avaliação não visa diminuir ninguém, senão apenas apresentar os pontos positivos e negativos dos respectivos desenhos analisados; portanto recomendo aos desenhistas que enviaram seus desenhos, que não levem esta análise pelo lado pessoal; afinal nós estamos aqui para ajudá-los através da indicação de erros e acertos; essa é uma chance real de crescimento, é um parâmetro para saber o que se tem acertado e o que ainda falta corrigir.

Vamos lá a segunda avaliação desenhos!

 

Marcos Paulo Pereira

Avaliação - Marcos Paulo Pereira

Marcos Paulo é um desenhista conhecido aqui no blog, afinal ele mesmo já foi vencedor de um concurso e até segundo colocado em outro; todos dois que se tratavam de ilustrações. Saber ilustrar bem, com certeza é um ótimo indicio de boas noções de desenho, principalmente se levarmos em consideração elementos como simetria e proporção.

Neste desenho do Harry Potter por exemplo, podemos ver que Marcos Paulo captou muito bem a fisionomia do personagem; afinal as proporções, simetria e a boa disposição de cada item no desenho demonstram isso.

No caso do desenho, muitas partes ficaram totalmente em branco, com contraste muito alto, como podemos observar e comparar abaixo. No tom de pele, ainda que a referência seja colorida (rosada, bege) e clara, precisa ter uma leve aplicação de tons de cinza. Se deixamos muitas áreas em branco, o desenho ficará com um aspecto chapado, e perdendo assim um pouco da profundidade. Isso também aconteceu com o cabelo, os diversos trechos em branco deixou o personagem com um visual envelhecido. Veja a comparação abaixo e note uma certa perda de profundidade no rosto e acentuação de fios brancos na cabeça.

Avaliação - Marcos Paulo Pereira - Imagem e desenho

No caso de manchas totalmente em branco, dificilmente iremos encontrá-las em uma imagem. Se repararmos até na imagem colorida de referência,  apenas algumas partes são totalmente em branco; como é o caso de alguns detalhes à direita de quem vê (os fios de cabelo, o reflexo do olho, parte do queixo e as luzes no pescoço do Harry).

Harry Potter - Imagem colorida

 

Uma outra coisa interessante de ressaltar, é que o desenho foi bem centralizado na folha (afinal a imagem original bem maior que isso, eu recortei a original para analisarmos melhor). Essa centralização é importante porque valoriza a imagem e não causa desconforto por parte do observador, afinal as medidas promovem essa harmonia estética.

No desenho há uma arte-finalização um pouco rústica, isso pode ser um erro se tratarmos de desenhos hiperrealistas, do contrário é apenas o próprio estilo do artista. Se o objetivo fosse reproduzir com bastante realismo, seria necessário fazer um sombreamento mais suave, o “Esfumato”. O importante sempre é que isso seja uma escolha consciente do artista. Se ele fez isso, está certo.

De forma geral, podemos ver que Marcos é um ótimo desenhista, afinal com menas informações no desenho ele consegue captar muito bem a fisionomia da figura da qual se baseou; isso é fundamental!

Caso você queira uma avaliação do seu desenho, como esta acima, clique aqui para mais informações. Até mais pessoal!

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há quase 7 anos.

http://www.desenhoonline.com

17 comentários

  1. eu gostei do desenho mesmo não sabendo desenhar algo realista apenas mangá

    aqui é o melhor blog, sempre que dá eu visito ele e aconselho aos ,meus amigos do yahoo

  2. Adorei a avaliação Mateus, pois me ajudou muito. Embora algumas pessoas tivessem gostado deste desenho, tinha algumas coisas nele que me incomodava, como a questão das áreas em branco por exemplo. E a questão da arte-finalização um pouco rústica, realmente é o meu estilo, como você pode ter observado em alguns dos meus desenhos,eu gosto mesmo de deixar um pouco do traçado do grafite. Como a Raissa disse: aqui é o melhor blog!!

    Abraço Mateus , e muuuuuito obrigado pela avaliação do meu desenho.

    1. Opa, foi bom você comentar Marcos Paulo; bom que a gente vai esclarecendo e concluindo as questões que foram aparecendo. Seu desenho ficou muito bom cara, não é a toa que muitos curtiram na fã page.
      Marcos Paulo e Raissa; obrigado pelos comentários. Isso com certeza ajuda sempre a sabermos como anda o nosso trabalho.
      Grande abrs a vocês!

  3. A avaliação foi ótima, adorei cada aspecto usado para adotar uma postura positiva ou negativa em relação ao desenho. Realmente dá pra perceber que você é uma pessoa que entende bastante do assunto.
    Só fiquei incomodado com os erros de concordância e escrita no texto, fora isso adorei o artigo!

  4. Matheus, tubo bem?

    Eu só estou nessa de desenho para realizar traçados de carvão em tela a fim de esboçar pinturas com tinta óleo.

    Por acaso encontrei teu blog e te parabenizo, pois é gentil, atencioso, profissional, muito bom, enfim.

    Só me incomoda às vezes alguns enganos com a linguagem escrita aqui. Por exemplo, não existe “menas”, apenas “menos”. Outra situação em outra publicação que li neste blog; quando for exemplificar um conjunto de fenômenos com parênteses, precisa encaixar a sentença inteira dentro dos parênteses, ou ao menos o primeiro exemplo fora; ou seja, não deve escrever algo do tipo: “existem (muitos planetas, como Urano, Netuno, Marte, outros e ainda desconhecidos) em outros sistemas estelares)”. Numa sentença qualquer a frase precisa fazer sentido se a gente imaginar a exclusão do conteúdo que está dentro dos parenteses; os quais são auxiliares à compreensão pretendida.

    Dica, escreva primeiro no Word, com aplicação de corretor ortográfico e se tiver dúvida, consulte livro de gramática.

    Espero que não se chateie comigo por isso, mesmo porque eu sou meio coroa já. Mas eu realmente acredito que o uso mais adequado da língua escrita pode contribuir para melhorar a apresentação do teu valioso trabalho.

    Valeu!!

    1. Olá Ariel, tudo jóia!

      Sem problemas, já me falaram isso outras vezes, e para ser sincero eu tenho me esforçado, apesar de as vezes dar uns deslizes feios. :/

      Obrigado pelo comentário, vejo que você foi sincero em sua observação. Volte sempre ao blog!

      Abrs!

  5. Errei a digitação do exemplo era para ser assim:

    “existem (muitos planetas, como Urano, Netuno, Marte, outros e ainda desconhecidos) em outros sistemas estelares”

  6. quero enviar o meu ._. mas estou um pouco nervosa sobre a opiniao dos leitores do site , Parabens Marco Paulo Voce e um desenhista incrivel !

  7. Nossa to gostando muito de tudo desse site. Sempre apreciei quem desenha, sempre tive muitos amigos que sabem desenhar, cada um em um nível e sempre tive vontade de desenhar,mas nunca achei que conseguiria desenhar. Toda vez que tentava saia horrível o desenho. Ate que comecei a pesquisar, a perguntar para meus amigos qual a forma de fazer tal coisa e etc. Comecei pelos olhos(e ainda estou nos olhos kkk).Amo desenhos de olhos, são tão lindos. Fiz meu primeiro desenho e ficou bonzinho kk’ mas fiquei feliz com ele. Meus amigos me elogiaram, falaram que pra quem nunca desenhou nada antes estava indo muito bem. Enfim kkk estou enrolando, só queria dizer que gostei muito do site, ele esta me ajudando bastante. Estava meio cabisbaixa por não conseguir desenhar do jeito que vejo outras pessoas desenhando mas as dicas desse site me motivaram a não desistir e continuar tentado que um dia chego lá. Parabéns e obrigada!!!!
    Ps: Gostaria de mandar a foto do meu desenho e saber sua opinião mas não para ser postado para todos. Como faço?

    1. Oi Camila! É assim mesmo, o interesse pelo desenho às vezes passa por altos e baixos. Que bom que você agora está animada com o desenho.
      É só seguir as informações do link informado no final da postagem acima, exceto que no email que for me enviar, você deverá mencionar que não quer publicá-lo. Ok?

  8. Ola, queria saber se vc aceita trabalho fazendo desenho de fotos antigas , estou procurando pra fazer o desenho do meu avô , desde já agradeço.

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *