15 curiosidades sobre a Faber-Castell

Compartilhe!

Saiba um pouco mais da gigante Faber-Castell através destas 15 curiosidades. Confira!

1) A empresa possui mais de 250 anos de existência (1761-2015), e é um dos grupos industriais mais antigos do mundo, surgida antes mesmo da Revolução Francesa e da formação dos Estados Unidos.

2) Possui um castelo, construído entre 1903 e 1906 na cidade de Stein, sul da Alemanha. A construção já abrigou a família Faber-Castell e inclusive foi tombada como patrimônio mundial.  Todo terceiro domingo do mês, entre as 11h às 17h, o castelo é transformado em museu, onde abre suas portas para visitação. Em 1945 o castelo foi utilizado também como escritório de imprensa durante os processos de Nuremberg, nos quais foi julgada a alta hierarquia nazista, após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

Faber-Castell - Castelo (Stein)

3) Desde 1978 a Faber-Castell fabrica produtos de maquiagem, e ainda fornece alguns deles para as mais importantes empresas do ramo de cosméticos do mundo, como Natura, Avon, entre outras.

Faber-Castell - Cosméticos (produtos)

4) A produção anual de 1,9 bilhão de EcoLápis de madeira plantada torna o Brasil líder mundial no setor. Com essa quantidade de lápis enfileirados é possível dar 10 voltas ao redor da Terra.

5) O mais antigo exemplo de lápis de madeira do mundo, hoje é cuidadosamente preservado pelo acervo Faber-Castell localizado na Alemanha. Foi encontrado em meio ao entulho de uma casa do século 17 que estava sendo reformada.

Faber-Castell - O lápis mais antigo do mundo

6) Há gerações a responsabilidade social é parte integral da política da Faber-Castell. No século XIX, Lothar von Faber surpreendeu o mundo corporativo ao criar creches, planos de saúde e abrir poupança para os trabalhadores da empresa.

7) Em 1867 o imperador francês Napoleão III enviou uma comissão a Stein para inspecionar as instalações da Faber com relação ao bem-estar dos funcionários e as considerou exemplares. Os membros da comissão ficaram tão impressionados que o imperador deu a Lothar Von Faber o título de cavaleiro da Legião de Honra. Em 1881, seu título de nobreza foi promovido ao caráter hereditário.

8) Em 1870, o nome “A.W. Faber” foi oficialmente registrado no Cadastro de Pessoas Jurídicas dos EUA, sendo o quinto nome do primeiro livro. Como as quatro primeiras empresas não existem mais, a A.W. Faber é a marca registrada mais antiga dos EUA.

Faber-Castell - Nome

9) No Brasil a empresa já opera há mais de 85 anos.

10)  Toda a madeira utilizada na confecção de seus lápis vem de áreas de reflorestamento no Brasil.

11) A empresa possui ao todo 14 fábricas, 23 escritórios de vendas, representantes comerciais em 120 países e 7.000 colaboradores.

12) Após a Guerra, os cavaleiros duelando passaram a ser considerados antiquados, o que levou a uma mudança no logotipo da empresa em 1950. A moldura com o nome da empresa transposta pelo castelo era marcante e estava alinhada com o estilo da época, marcando o início de uma nova era. O símbolo do cavaleiro só voltaria a ser adotado em 1993.

Faber-Castell - Novo logotipo (1950)

13)  É considerada mundialmente uma das maiores empresas do ramo.

14) Em unidade da empresa em Subang Jaya, na Malásia, a empresa possui um lápis com 19,75 metros de altura. Com uma mina de 150mm de diâmetro e 600 quilos, o grande lápis é revestido a partir de pequenos pedaços de madeira. Está alojado em um invólucro de vidro, e foi concluído em 2002 . O projeto exigiu mais de 7029 horas de trabalho,  dentro de um período de dois anos que levou para ser concluído. Era o maior lápis do mundo, mas foi superado por uma versão dos EUA.

Faber-Castell - O maior lápis do mundo

15) O falecido e ex-presidente da Faber-Castell era o conde Anton Wolfgang von Faber-Castell, que representava a oitava geração da empresa que está no grupo.

Reich illustrierte Familiengeschichte Faber-Castell - als Bildbandjetzt im Buchhandel

2 comentários sobre “15 curiosidades sobre a Faber-Castell

  1. Esqueceram de dizer que em 1944 a condessa tocou um recital de piano para Goebells, e que a empresa foi apoiadora do regime, onde os tijolos que contruiram a filial brasileira , muitos deles foram timbrados com a suástica .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *